17 agosto, 2009

Músicas: Cris (Bisdré) - Valsa


Resolvi isso semana passada, mas vou colocar aqui algumas faixas que estarão no meu disco que tá a maior novela pra ser terminado. Assim vcs podem ter um gostinho e ir ouvindo as faixas aqui pra depois comprarem (espero) o disquinho que está sendo feito com muito amor, amizade e carinho.
Começo com uma valsa que eu gosto muito. Valsa que nasceu nas aulas de composição popular com os grandes Eduardo Gudin e Roberto Riberti. De um exercício de composição cheguei nessa valsa que tenho muito carinho por ela. Daí todo mundo pergunta "Quem é Cris?". Eu respondo que Cris não é inicialmente uma pessoa. Quando terminei a música achei que ela tinha um clima meio cinzento, mas Valsa Cinza, ou Valsa Cinzenta ia ficar feio, né? Daí lembrei da letra do Chico Buarque pra música "Imagina" do Tom Jobim onde ele fala "lua cris..." e fui ver o que era esse termo. É uma variação de gris, que além de cinzento, também pode ser usado como eclipsado. PERFEITO! Agora vem a viagem maior. Pra quem se interessa, a música está em dó maior, mas na segunda parte acontece um "eclipse tonal"! Ela vai pra si bemol maior, mas na hora de resolver a harmonia, ela se resolve em dó de novo. pra voltar pra primeira parte. O tom de si bemol maior vem só pra passar na frente de dó e deixá-lo escondidinho por alguns momentos. Achei mó legal isso! Daí chamei de Cris. Por tabela ofereci a valsa à minha amiga Cristina Carneiro, que adorou. Ufa...
Gravação caseira mas que eu gostei bastante da interpretação. Talvez no disco ela esteja um pouquinho diferente.
E pra decepção de alguns, infelizmente a Cris não é uma pessoa. Mas um sentimento.
Espero que gostem, deixem suas observações que elas são de extrema importância, mesmo que não sejam músicos, mas as opiniões de ouvintes são tão importantes quanto a dos "especialistas".
Até a próxima!

4 comentários:

Michelle disse...

Lindíssimo...
E que venha logo o disco!!!

Aliás, espero que vc sinta além da "Cris", a Andrea, Priscila, Maria, Ana entre outras!

Mega Beijo Bis!

Tatiane Marchesan disse...

Linda, delicada e singular. Parabéns!
Vc sabe que eu sou fã do seu trabalho.

Mande notícias do disco.
:-)
Bjo

Anônimo disse...

Lindo demais. Os meus parabens querido amigo.
A sua musica e muito especial.
Um abraço grande
LU

Rafael Ferrari disse...

Eu adoro esta música desde quando recebi a partitura e ouvi pelo FINALE! rsrsrsrs

Agora ouvindo ela de verdade confirmo a beleza desta inspirada composição.
Abração Velho, e esperamos o disco pra não muito além...
Rafael Ferrari