18 novembro, 2008

Belém - Monumento aos Descobrimentos

Construído em 1960, encomendado pelo regime de Salazar, este monumento de 52 metros de altura assinala os 500 anos da Morte de D. Henrique, o navegador. Tem a forma de uma caravela estilizada e o escudo português. A espada da Casa Real de Avis sobre a entrada. Em cada lado, estão estátuas dos heróis portugueses ligados aos descobrimentos. Nesse lado que está na foto, vemos D, Manuel I que segura uma esfera arimilar, o poeta Camões com Os Lusíadas, o pintor Nuno Gonçalves com uma paleta entre outros. Do outro lado (que não tem foto porque o sol tava contra) temos D. Henrique, D. Afonso V, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral e Fernão de Magalhães. No chão existe uma rosa dos ventos gigantesca que só fica bem fotografada de cima, mas convenhamos, 2,50 euros eu num pago. Essa rosa dos ventos foi um presente da República Sul Africana em 1960.





Tão vendo o Cristo Rei lá no fundo? É lá que eu to morando.


Um comentário:

Anônimo disse...

Belem??? Q porra... vc sabe que quando eu estava na primeira serie estudava numa escolam meio que catolica e numa provinha caiu: Onde nasceu jesus cristo e eu respondi: numa capelinha na Bahia. Na verdade com cabaninha eu quis dizer um lugar pobrinho com vaquinhas tipo que agente ve no presepio, pra mim aquilo eh uma cabaninha. E com Bahia eu quis dizer algum lugar no norte/ nordeste, que pra mim na epoca era tudo igual, belem do para, bahia, keu chutei qualquer coisa! Claro minha professora leu alto a resposta e eu fiquei triste ao descobrir que deus nao eh brasileiro. Mas olha soh, vc foi emj outro belem! E aposto que o pobrizinho nao nasceu em belem nem comeu pasteizinhos de belem! Ahhhh! Odeio essa historia de belem!

xoxo

Qoo